Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sábados astronômicos - 2019

Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 13h36 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 19h35

No terceiro sábado de cada mês, o Observatório Nacional promove o programa "Sábados Astronômicos", uma visita guiada à luneta* de 46 cm de diâmetro,  o maior telescópio refrator do Brasil, instalado no ON em 1922.

Das 14 às 17h, os visitantes poderão bater papo com um astrônomo dentro da cúpula deste imponente telescópio, rico em histórias. A cada mês, um astrônomo apresentará a luneta e estará disponível para conversas sobre sua especialidade.

Aproveite esta oportunidade para conhecer mais sobre a área de astronomia que mais te interessa! 

Confira abaixo o calendário para 2019:

17 de agosto - edição especial com a participação da equipe do Observatório Pico dos Dias/Laboratório Nacional de Astrofísica 

20 de julho - edição especial comemorando os 50 anos da chegada do homem à Lua: os astrônomos Carlos Veiga, Filipe Monteiro, Nacizo Holanda e Simony Costa recebem o público, apresentando suas áreas de atuação.

HAVERÁ OBSERVAÇÃO DO CÉU COM A LUNETA 46, em caso de tempo aberto. Se o tempo estiver ruim, não será possível observar.

15 de junho - Marcelo Borges Fernandes, da área de Astrofísica Estelar, atuando principalmente no estudo de estrelas em fases de transição, em especial objetos com o fenômeno B[e], LBV e supergigantes OBA, através da determinação de seus parâmetros físicos e da geometria circunstelar. Tem interesse em astrobiologia e no estudo das atmosferas dos exoplanetas. 

 

* A luneta não será usada para observação.

 

Fim do conteúdo da página