Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 13h51 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 20h02

 

 
Processo Seletivo - 2019
 

Edital de seleção 2019  

 Prazo de submissão de candidaturas: 19/06/2019 – 21/07/2019

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Observatório Nacional (ON) foi criado na década de 1990, objetivando fomentar o desenvolvimento do pensar cientifico em estudantes de graduação de instituições locais de ensino superior que disponham de cursos de graduação em áreas de nosso interesse.

Recentemente (em 2018), o ON foi contemplado com o Programa Institucional de Bolsas Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/ON).

Os programas PIBIC e PIBITI/ON dispõem, no momento, de 19 e 4 bolsas, respectivamente. Estas bolsas são fornecidas diretamente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm a duração de um ano (quando iniciadas em agosto, o início do ciclo), podendo ser renovadas por igual tempo um ou mais períodos de um ano, anualmente.

Nesta página, são disponibilizadas informações comuns aos Programas PIBIC e PIBITI, como os regimentos e procedimentos necessários ao ingresso e permanência nos referidos programas, calendário de atividades, entre outros. Estas informações visam dar clareza aos programas, conforme exigência do CNPq e devem ser consultadas, sempre que necessário, pelos atuais ou potenciais bolsistas de Iniciação Científica (IC) ou de Iniciação Tecnológica (IT), bem como seus por orientadores. Informações adicionais, mais específicas de cada Programa, podem ser encontradas nas respectivas páginas dos Programas PIBIC e PIBITI, acessíveis pelos links a seguir:
 
Objetivos Gerais 

Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a sua participação em projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e tecnológico. Contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, visando o fortalecimento da capacidade científica e inovadora das empresas no País. Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sociedade.

 
 
Regimento Geral

 

 

 
Calendário 2019 (Ciclo 2019-2020)

Relatório anual dos alunos

17/06/2019 – 15/07/2019 

Editais e inscrições para bolsas PIBIC-PIBITI:
Lançamento do Edital 19/06/2019 (Prorrogado)
Prazo de submissão de candidaturas 19/06/2019 – 21/07/2019
Seleção das candidaturas 22/07/2019 – 26/07/2019
Resultado da seleção 29/07/2019
Interposição de recursos 29/07/2019 – 31/07/2019
Resultado final 02/08/2019
Implementação das bolsas até 05/08/2019
JICON (PREVISÃO) semana de 16 a 20/09/2019

 

 

Orientadores

 

 

 

Alunos Bolsistas e Projetos em Andamentos

 



Inscrição de Novos Alunos

 

Anualmente são lançados editais de seleção tanto ao PIBIC quanto ao PIBITI, tipicamente no mês de junho, para ingressos de estudantes no próximo ciclo (1° de agosto do ano corrente a 31 de julho do ano seguinte). Entretanto, o Observatório Nacional aceita a inscrição de novos alunos na modalidade de fluxo contínuo, podendo ser solicitada pelos orientadores credenciados em qualquer período do ano.

As candidaturas submetidas são avaliadas pela Comissão Institucional de tempo em tempos, tipicamente de 3 em 3 meses (ou sempre que houver vacância na cota institucional de bolsas), sendo as submissões aprovadas inscritas em um “Cadastro de Reserva” a fim de agilizar o processo de substituição de bolsas vacantes.

 

Informaçōes para Submissão de Candidaturas

 

 

Editais de Seleção Anuais Anteriores 

 

 

 

Relatório Anual dos Alunos

 

 

A Jornada de Iniciação Científica do ON (JICON) é realizada anualmente, em data divulgada em geral no inicio do ano, através do Calendário constante nesta página.


Na ocasião, todos os bolsistas PIBIC e PIBITI ativos devem fazer uma apresentação oral do desenvolvimento projeto de pesquisa, sendo esta apresentação avaliada por uma banca composta por membros externos das áreas de Astronomia e Astrofísica e Geofísica. Esta apresentação tipicamente é composta pelas seguintes partes: objetivos, o método utilizado, resultados alcançados, discussão e conclusões.

 

 

 

Comissão Institucional do PIBIC-PIBITI/ON (Portaria DIR/ON 050/2017 de 29/11/2017). 

 

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.- PRESIDENTE
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página