Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Equipamentos Geofísicos

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 14h17 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 15h08

O Pool de Equipamentos de Geofísica do Brasil (www.pegbr.on.br) foi concebido no âmbito da Rede de Estudos Geotectônicos Petrobras- Universidades (RGEOTEC) e financiado em sua implantação por recursos provenientes da Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento dos contratos de concessão, nos termos do Regulamento Técnico ANP 05/2005. O PegBr tem a missão de oferecer suporte instrumental à comunidade geocientífica brasileira, com o objetivo de contribuir para o conhecimento geológico do território nacional. A idéia do PegBr foi proposta por cientistas dos diversos institutos de pesquisa e universidades que constituem a Rede de Estudos Geotectônicos coordenada pela Petrobras, a saber: MCT-ON, USP, UnB, UFRN, UNESP, UFOP, UERJ, UFF, UFPR, UFRGS, UFRJ, INPE, UFMG e UNICAMP. O PegBr não é apenas um grande laboratório de concentração de equipamentos geofísicos.

A finalidade do PegBr é muito mais ampla incluindo: 1) treinamento de pessoal para instalação e operação dos equipamentos solicitados; 2) disponibilização de softwares necessários à operação dos equipamentos e para a análise e processamento dos dados, assim como a orientação para instalação destes programas nos computadores dos usuários; 3) disponibilização de pelo menos um membro do corpo técnico do PEGBr para supervisionar a instalação inicial dos equipamentos no campo; 4) disponibilização de sistemas para armazenamento e backup dos dados dos usuários adquiridos em campo pelos equipamentos do PEGBr. Atualmente o PegBr está em fase de execução (www.pegbr.on.br) e conta com instrumental para sismologia, gravimetria, geoeletricidade (Método Magnetotelúrico) e acessórios. Especificamente, o PegBr tem hoje os seguintes equipamentos:

(1) Estações Sísmicas de Curto Período - Monocanais QDT. Sensor Sercel L4C, Sistema de Aquisição de Dados RefTek 125-A (Texan), PC Interface, Hub e Acessórios. Quantidade 365.
(2) Estações Sísmicas de Curto Período – Três Componentes QDT. Sensor Sercel L4C-3D, Sistema de Aquisição de Dados RefTek DAS-130/3, GPS e Acessórios. Quantidade 60.
(3) Estações Sismológicas de Banda Larga QDT. Sismômetros Streckeisen STS-2, Sistema de Aquisição de Dados Quanterra Q330, Baler BF-14, GPS, Cabos e Acessórios. Quantidade 11.
(4) Gravímetros QDT. Scintrex CG-5 Autograv, Baterias recarregáveis, Cabos e Aces. Quantidade 6.
(5) Magnetómetro / Gradiometro QDT. Magnetómetro / Gradiometro MMPOS-02 Quantidade 6.
(6) Estações Magnetoteluricas de Longo Período QDT. Eletrodos não polarizados, Magnetometro Fluxgate, Sistema de Aquisição de Dados LEMI- 417,GPS, Cabos e Acessórios. Quantidade 18.
(7) Estações Magnetoteluricas de Banda Larga QDT. Eletrodos não polarizados, Bobinas de Indução Metronix MFS-06, GPS, Sistema de Aquisição de Dados Metronix ADU-07 e Acessórios. Quantidade 6.
(8) Estações TEM(Transient Electromagnetic) QDT. terraTEM Base System (Alpha Geoscience). Quantidade 2.
(9) Estações GPS/GNSS (Operação Diferencial) QDT. Receptor Trimble Mod. Net R8, Antenas, Tripés, Cabos e Acessórios. Quantidade 4 pares
(10) GPS Portátil QDT. Trimble Mod. GPSMap-76CCSx e Acessórios. Quantidade 10.
(11)Bússolas QDT. Brunton Mod. 5006 International Pocket Transit. Quantidade 6.


Finalmente, vale ressaltar que a direção do Observatório Nacional dedica uma parte importante do orçamento anual à manutenção e modernização dos laboratórios. O Observatório Nacional possui uma oficina mecânica para a manutenção dos equipamentos geofísicos que atende a maior parte das necessidades do nosso Programa de Pós-Graduação em Geofísica do ON.
Adicionalmente, lembramos que todos os novos equipamento adquiridos em 2010 foram somados à considerável infra-estrutura de laboratórios do Observatório Nacional que incluía até 2009 os seguintes equipamentos:
10 sistemas magnetotelúricos de longo período LEMI419, 7 magnetômetros Overhauser POS1 e 2 magnetometros DI fluxgeat já recebidos (ainda há mais 12 LEMI419 por receber).
Equalizador de Temperatura "split" para a cupula do Heliômetro, 3 câmaras CCD. Entre os equipamentos nos laboratórios estão os seguintes: 15 Magnetômetros longo período que irão ser instalados em 5 locais permanentes e 10 itinerantes, Magnetômetros GemSystems com medição da intensidade total, gradiometro, VLF e GPS, Magnetômetro GemSystems para Vassouras para medição da intensidade total (F), EMI para magnetotelúrica, CSAMT para magnetotelúrica de fonte controlada, Eletroresistivímetro GeoTest, TEM transiente eletromagnético SIROTEM, ELREC-10 para polarização induzida, transmissor VIP 5000, EMTT- 4 para horizontal loop electromagnético, Equipamentos de MT de longo período PHENIX e EXPLORANIUM, Espectrômetro Gama. Teodolito Giroscópio marca WILD para determinação do Norte Geográfico com precisão melhor que um minuto de arco, Magnetômetros fluxgate 3 componentes para detecção e gravação da variação magnética modelos EDA e ON.

Magnetômetros DI-flux para determinação da declinação (D) e inclinação (I) magnéticas, marcas BARTINGTON, EDA e RUSKA, Magnetômetro de precessão de prótons GEOMETRICS, GSM, GPS portáteis. Estação sismológica equipada com um sismômetro de banda larga triaxial CMG-4oT da Guralp e acoplada a um sistema de aquisição digital de 24 bits.

Bobinadeira Mega. Bobina triaxial de Helmholtz para calibração de sensores/magnetômetros (desenvolvido/construído no ON), Blindagem magnética com 5 camadas (para calibração de sensores/magnetômetros), Magnetômetro fluxgate de circuito aberto para testes de sensores (desenvolvido/construído no ON), Sistema para tratamento termomecânico em materiais magnéticos amorfos (desenvolvido/construído no ON), Mini-torno de bancada (mecânica fina), Equipamento portátil para medir Condutividade Térmica, Difusividade Termica e Calor Especifico ISOMET-104, Equipamento de Perfilagem térmica UWO-1, Estufa Quimis, Balança (2000g) BG 2000, Termômetro Infravermelho – ULTIMAX –Modelo UX400, Termômetros químicos para laboratório - Divisão 0.2°C.

Fim do conteúdo da página