Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Banco de Dados Ambientais

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 14h20 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 17h24

O Observatório Nacional, integrante da REDEPETRO - Rede de Tecnologia Petrolífera do Estado do Rio de Janeiro, está coordenando e sediando um banco de dados ambientais. O projeto está sendo realizado no âmbito do convênio firmado entre a REDEPETRO e a FINEP.

O BAMPETRO conterá dados ambientais em diversas áreas temáticas que poderão servir de referência para elaboração de estudos de impactos ambientais (EIA) e relatórios de impactos ambientais (RIMA), documentos essenciais para que empresas petrolíferas explorem petróleo no território nacional. As informações armazenadas no BAMPETRO também servirão como instrumento de apoio à políticas ambientais em bases científicas mais seguras, de agências reguladoras e órgãos de meio ambiente, tais como a ANP - Agência Nacional do Petróleo, o IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente.

O BAMPETRO funciona como uma Rede Cooperativa de Ciência e Tecnologia, com a participação de várias instituições pesquisando sobre o mesmo tema. A estrutura de funcionamento do BAMPETRO é constituída por uma central de banco de dados e áreas temáticas tais como Geofísica, Meteorologia, Biologia Marinha, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Geologia Marinha e Impacto Sócio-Econômico. Os coordenadores das áreas temáticas pertencem a outras instituições do Rio de Janeiro, incluindo-se a UFF, a UERJ, a UFRJ e a UENF. Integra o projeto um total de 20 pesquisadores doutores e 18 bolsistas, num grande empreendimento de formação de recursos humanos, altamente qualificados, para a área ambiental.

Participam, pelo ON, o Dr. Sergio Luiz Fontes, Coordenador Geral do BAMPETRO, Dr. Darcy do Nascimento Júnior, Dr. Jean-Marie Flexor e Dr. Irineu Figueiredo. O Observatório Nacional, além da Coordenação Geral do projeto, hospeda a central de banco de dados. A central funciona em instalações especialmente reformadas para esta finalidade, no andar da Coordenação de Geofísica.

O projeto BAMPETRO inclui, ainda, a criação de um sítio de testes para Geofísica. A idéia é enterrar em determinado local diversos materiais de formas variadas, tamanhos e composições para que sirvam de alvo para aplicação de métodos usados em Geofísica.

O Banco de Dados Ambientais pode ser consultado pela INTERNET no endereço; http://www.bampetro.on.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página