Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Hora Legal Brasileira

Última atualização em Terça, 21 de Março de 2017, 14h06

A Divisão Serviço da Hora (DSHO) do Observatório Nacional (ON) , conforme Legislação Brasileira, é a única instituição legalmente designada para Gerar, Conservar e Disseminar a Hora Legal Brasileira (HLB), bem como realizar Pesquisa e Desenvolvimento no campo da metrologia de Tempo e Frequência.

Instituição Designada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a DSHO tem como atribuição a responsabilidade pela padronização de referência nacional das grandezas de Tempo e Frequência, pela disseminação das suas respectivas unidades de medida, inclusive em apoio às atividades de acreditação de laboratórios por parte do Inmetro. Esta designação tem como suporte a existência do Sistema de Gestão da Qualidade da DSHO(SGQDSHO). O SGQDSHO tem como requisito a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e possui reconhecimento internacional junto ao SIM (Sistema Interamericano de Metrologia). Por intermédio do SIM a Capacidade de Medição e Calibração (CMC) da DSHO foi aprovada junto às demais regiões metrológicas e sua divulgação realizada no "site" do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) em 20/10/2009 (videServiços --> Calibração --> Capacidade de Medição e Calibração (CMC)).

Assim, a DSHO mantém sob sua guarda os padrões nacionais de tempo e frequência que são a base da Rastreabilidade Metrológica Brasileira de Tempo e Frequência. Ao nível internacional a rastreabilidade dos padrões nacionais e da HLB é estabelecida com o Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), sendo a HLB intercomparada em tempo real por meio do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) acessível via enlace SIM Time Scale Comparisons via GPS Common-View, onde o Laboratório Primário de Tempo e Frequência (LPTF) da DSHO é identificado pela sigla ONRJ.

Fim do conteúdo da página