Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Geofísica

Coordenação de Geofísica

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 18h35 | Última atualização em Quarta, 28 de Dezembro de 2016, 18h53
Menu

Sobre

Seminários

Serviços

Áreas de Pesquisa

Pessoal

DESENVOLVIMENTO E SERVIÇOS

Os pesquisadores da Geofísica do Observatório Nacional têm, como objetivo principal, o desenvolvimento de pesquisas científicas e serviços nessa área do conhecimento. São realizados levantamentos geofísicos no país e no exterior, desenvolvimento instrumental, manutenção e operação de Observatórios e de Bases de Dados Geofísicos. 

O campo de atuação é dividido em Geofísica da Terra Sólida, com linhas de pesquisas em Geomagnetismo, Geoeletricidade, Gravimetria, Sismologia e Geotermia e Geofísica Aplicada, com linhas de pesquisas em Geofísica Aplicada ao Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Petróleo e Instrumentação Geofísica.

São exemplos de pesquisas: a estrutura e composição da litosfera da Placa Sul-Americana, a compartimentação tectônica e a estrutura crustal do sudeste brasileiro, a avaliação de recursos geotermais do Estado do Rio de Janeiro, a determinação quantitativa dos sinais térmicos das mudanças climáticas na região sudeste, a dinâmica e o potencial hidrogeológico da bacia do Parnaíba. Estudos geofísicos com ênfase no potencial petrolífero vêm sendo conduzidos nas bacias do Paraná (PR), do São Francisco (MG e BA), do Espírito Santo e do Parecis (MT). Estudos ambientais empregando GPR (radar de penetração no solo) e outras técnicas eletromagnéticas encontram-se em andamento em localidades diversas do território nacional e na Antártica. O problema inverso em geofísica, em especial com dados gravimétricos e magnéticos, anisotropia sísmica em reservatórios e estudos estatísticos da atividade geomagnética, também integram as atividades de pesquisas do ON. 

O ON mantém duas redes nacionais (a Rede Gravimétrica Fundamental do Brasil e a Rede Geomagnética), opera a Estação Sismológica do Rio de Janeiro (RDJ), realiza o monitoramento contínuo das variações do campo magnético terrestre nos Observatórios Magnéticos de Vassouras (RJ), de Tatuoca (PA) e nas estações da Rede Magnética Brasileira e realiza diversos estudos nas Ilhas Shetland do Sul, na Antártica e nos Açores. 

O ON executa, ainda, serviços técnicos para empresas de prospecção geofísica através da calibração de equipamentos, incluindo testes de laboratório e de campo, do fornecimento de registros da variação temporal do campo magnético terrestre (magnetogramas) e da certificação de estudos geofísicos prestados pelas mesmas para órgãos governamentais e empresas estatais.

 

 


Linhas de Pesquisa


 

Projetos

 A Rede Brasileira de Observatórios e Padrões Geofísicos - REBOG é um projeto estruturante sob a responsabilidade da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional. O objetivo é agregar iniciativas que compreendam aquisição de dados geofísicos de caráter regional e obtidos de forma contínua, seu processamento e armazenamento adequado, para uso de seus pesquisadores, comunidade científica e setor produtivo.      

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página