Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mostra Virtual de Livros Antigos

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 16h35 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 14h53
Menu

Biblioteca

Histórico

Periódicos

Consulta ao Acervo

Teses e Dissertações

Biblioteca Digital

Mostra Virtual de Livros Antigos

Portais de Pesquisa

Bases de Dados

Anuário do Observatório Nacional

Livro Observatório Nacional 185 anos

Livro Observatório Magnético de Vassouras 100 anos

Contato


MOSTRA VIRTUAL DE LIVROS ANTIGOS

 Por ocasião dos 175 anos do Observatório Nacional, a Biblioteca do ON apresentou através desta Mostra virtual, uma seleção de livros antigos do seu acervo. 


AGASSIZ, Louis. Voyage au Brésil. Paris: Hachette, 1869. 532p.

 Tradução para o francês do livro que descreve a expedição científica ao Brasil que o naturalista, botânico e geólogo suiço Jean Louis Rodolphe Agassiz  (1807-1873) realizou em 1865. A obra apresenta as impressões que o autor recolheu ao longo dos três meses que passou em nosso país. Escrito sob a  forma de um diário, o livro contém não apenas informações sobre a natureza, mas também sobre os usos e os costumes da sociedade brasileira de  então.

 

Ilustrações:

        

 _______________________________________________________________________

ANNALES de L'Observatoire Impérial de Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lombaerts & C., 1882-1889.

 Criado pelo então diretor do Imperial Observatório do Rio de Janeiro, o engenheiro e astronômo francês Emmanuel Liais (1826-1900), os Anais  deveriam descrever e apresentar os resultados das investigações científicas realizadas pela instituição. Por razões diversas, dentre as quais a falta de  apoio do governo imperial à ciência em geral, a publicação teve curta existência, sendo só publicados os primeiros cinco volumes.

 

Ilustrações: 

 


EPHEMERIDES do Imperial Observatorio Astronomico para o ano de 1853. Rio de Janeiro:Typografia Nacional, 1852. 287p. (1853-59, 1869-71) Continua como: Annuario do Imperial Observatorio Astronômico.

 

 Primeira publicação do então Imperial Observatório do Rio de Janeiro, as Ephemerides apresentavam dados astronômicos úteis à navegação, à geodésia e à agricultura. Para a elaboração desse primeiro volume, foram coletados dados em publicações  semelhantes, dos observatórios de Paris e de Greenwich. Por muitos anos, foi a publicação mais importante do Imperial Observatorio, antecessor do atual Observatório Nacional.

 

 

 

  


MORIZE, Henrique (1861-1930). Raios cathodicos e de roentgen: estudo theorico e experimental da descarga nos gazes rarefeitos. Rio de Janeiro: Tip. Gazeta de Notícias, 1898. 114p.


  Tese de concurso apresentada por Morize, em 1898, a Escola Politécnica do Rio de Janeiro para ocupar a vaga de professor substituto da cadeira de física experimental e climatologia. O conteúdo da tese foi inovador para o meio científico brasileiro da  época. Morize realizou experimentos para determinar a natureza (constituição) dos raios X e dos raios catódicos. Um resultado interessante diz respeito ao processo inventado por Morize para determinar a presença de objetos no interior dos corpos  opacos.

 




Ilustração:


REVISTA do Observatorio: publicação mensal do Imperial Observatorio do Rio de Janeiro, 1886. Rio de Janeiro: Lombaerts & Comp., 1886. 192p.

 

 Trecho do Editorial do primeiro número da Revista:"A Revista do Observatorio cujo primeiro numero apresentamos agora ao publico é a continuação, sob uma fórma um pouco diversa, do Boletim Astronomico e Meteorologico, cuja publicação  principiada em 1881, ficou interrompida por motivos de força maior durante os anos de 1884 e 1885. Pretendemos, pois, dar à Revista o cunho de uma publicação de vulgarização, porém, de vulgarização de conhecimentos exactos, apresentados  debaixo de uma forma que os torne accessíveis para todos." A Revista foi publicada mensalmente entre 1886 e 1891.

 



Ilustrações:

  


Créditos:
Iniciativa: DIID/ON
A realização dessa Mostra contou com a parceria do historiador Antonio Augusto-UERJ, do Jornalista Científico Cássio Vieira Leite e da Divisão de Atividades Educacionais - DAED/ON, para o desenvolvimento desse website.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página