Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pré-carnaval astronômico anima o campus do ON no dia 15 de fevereiro

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 14h01 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 14h42

Que tal esquentar os tamborins e se preparar para a folia com uma animada programação no campus do Observatório Nacional? No próximo dia 15 de fevereiro, sábado, acontece o primeiro Sábado Astronômico do ano, em ritmo de Carnaval! A animação fica por conta da bateria Show de Ritmo, da escola de samba Alegria da Zona Sul.

As atividades do ON começam às 15h30, com bate-papos com as astrônomas Hissa Medeiros, que fala sobre “Observações de cometa”, e Plícida Arcoverde, que apresenta as “Chuvas de meteoros”. As conversas acontecem no interior da cúpula da Luneta 46, instrumento instalado no ON há quase 100 anos.

Logo em seguida, haverá uma demonstração de dança do ventre com o grupo Estúdio Pedra da Lua, ao lado da cúpula. Às 17h45, no mesmo local, a bateria Show de Ritmo, da escola de samba Alegria da Zona Sul, faz uma apresentação.

A partir das 18h30, haverá observação do céu na centenária Luneta de 46cm, o maior telescópio refrator do Brasil. Astrônomos do Observatório Nacional vão mostrar ao público os astros que estarão visíveis no céu do Rio, como Vênus e algumas constelações. Desde 2019, com o auxílio de uma equipe do Laboratório Nacional de Astrofísica, a Luneta 46 passou a ser sistematicamente utilizada para atividades de observação voltadas ao público.

No mesmo dia, acontece no auditório do Observatório Nacional o evento “Olhando para nossa casa: 30 anos do 'Pálido Ponto Azul'”, com palestra e debate sobre a necessidade de preservação do planeta Terra, nosso único lar possível, e como a Astronomia pode contribuir para isso.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público. Aos sábados, o acesso ao ON é feito pela Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro/RJ.

 

Sábado astronômico – Cúpula da Luneta 46

“No rabo do cometa”

15 de fevereiro

15h30 – “Observações de cometa” (Bate-papo com a astrônoma Hissa Medeiros)

16h30 – “Chuva de meteoros” (Bate-papo com a astrônoma Plícida Arcoverde)

17h30 – Demonstração de dança do ventre com o grupo Estúdio Pedra da Lua

17h45 – Apresentação da bateria Show de Ritmo, da escola de samba Alegria da Zona Sul

18h30 – Observação do céu (atividade sujeita às condições climáticas)

 

Venha curtir um pré-carnaval astronômico!

 

 

Fim do conteúdo da página