Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evento com pesquisadoras do ON abre a segunda edição do projeto “Garotas no ON”

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 18h31 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 15h12

Como parte das comemorações do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, o Observatório Nacional realiza, no dia 11 de fevereiro, a abertura da 2ª edição do projeto "Garotas no ON". A programação visa, por meio de conversas e visitas técnicas com pesquisadoras, pós-doutoras e alunas do Observatório Nacional, incentivar alunas do ensino médio a seguirem uma carreira científica. O evento acontece das 13h30 às 17h, no campus do Observatório Nacional, na Rua General José Cristino, 77, no bairro de São Cristóvão. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

O "Garotas no ON" teve início em 2019, como parte das celebrações dos 100 anos da União Astronômica Internacional, e faz parte do esforço da comunidade científica para incentivar a participação feminina na ciência. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, apenas 28% dos pesquisadores no mundo são mulheres. E, para mudar esse número, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído em 2015 visando promover o acesso e a participação igualitários de mulheres na comunidade científica.

O projeto é desenvolvido ao longo de todo o ano, com palestras mensais em um ou mais colégios públicos pré-definidos e com a orientação de trabalhos de iniciação cientifica com grupos de alunas. Em 2019, o projeto foi realizado em parceria com a Escola Estadual Vila Bela, em Mesquita (RJ). Neste ano, o projeto será ampliado e realizado na Escola Vila Bela e também no Colégio de Aplicação da UERJ (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira).

A pesquisadora Daniela Lazzaro, uma das idealizadoras do projeto, considera que o projeto foi formulado visando, por um lado, instigar a curiosidade e o interesse das garotas para a ciência e, por outro, apresentar mulheres que fazem e vivem da ciência: “nada melhor do que ver, escutar, conversar e conviver com uma cientista, ou uma aspirante a, para derrubar o mito de que fazer ciência é coisa de homem!”. 

 

Visita das alunas do Colégio Vila Bela na abertura do projeto "Garotas no ON" em 2019

 

Visita à Luneta 46, realizada em 11 de fevereiro de 2019

 

Laboratório de Petrofísica do ON

 

Encontro das pesquisadoras do ON com alunas no Colégio Bela Vista

Fim do conteúdo da página