Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) observa o cometa interestelar 2I/Borisov

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 18h01 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 20h25

Pesquisadores e estudantes do Observatório Nacional conseguiram obter imagens do cometa interestelar 2I/Borisov, segundo objeto identificado como proveniente de fora do nosso Sistema Solar. As observações foram realizadas com o telescópio do projeto IMPACTON no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI, Itacuruba/PE), na noite de 28 de novembro e registraram o cometa quando passou no Sistema Solar.

O cometa 2I/Borisov foi descoberto em setembro de 2019 e sua natureza interestelar foi publicada pelo Minor Planet Center (MPEC 2019-R106) da União Astronômica Internacional. No mesmo mês, observações obtidas com o Gran Telescopio Canarias (Espanha) permitiram identificar a coma - nuvem de poeira e gás que circunda o núcleo cometário -, a cauda e uma composição semelhante aos cometas do nosso Sistema Solar.

As imagens obtidas no OASI mostram uma coma bastante extensa e novas observações estão programadas para os próximos meses.  O OASI, localizado no sertão pernambucano, foi  instalado pelo projeto IMPACTON com o objetivo de estudar as propriedades físicas de asteroides e cometas do Sistema Solar, particularmente os que possuem órbitas próximas  da Terra.

 

            

 

Saldos - Entrega gratuita
Fim do conteúdo da página