Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Observatório Nacional comemora Dia Nacional da Astronomia com atividades em Cabo Frio

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h43 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h43

No próximo dia 2 de dezembro, o Dia Nacional da Astronomia será celebrado em Cabo Frio com atividades voltadas a alunos da educação infantil e fundamental I, bem como ao público em geral. O evento, organizado pela Prefeitura de Cabo Frio, tem a participação do Observatório Nacional e acontecerá das 8h às 17h, na Casa Scliar (Rua Marechal Floriano, 253, no bairro São Bento). A ação visa estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, por meio de atividades dinâmicas e lúdicas, e terá a exibição do filme Wall-E, para sensibilizar os alunos acerca da situação atual do planeta Terra.

O ON participará do evento com a atividade “O eclipse de Sobral”, animação em realidade virtual que permitirá ao público vivenciar o fenômeno que contribuiu para confirmar a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Em 29 de maio de 1919, um eclipse total do Sol foi registrado em Sobral, no Ceará, e as imagens obtidas serviram para confirmar as previsões de Einstein e colocar o Brasil na história da ciência mundial. O Observatório participou do feito porque toda a logística das expedições para a cidade foi organizada pelo então diretor da instituição, o astrônomo Henrique Morize. Com o trabalho de Morize, os cientistas ingleses conseguiram fazer os registros necessários para a verificação dos pressupostos de Einstein, que distinguiam dos previstos por Isaac Newton dois séculos antes, em relação à curvatura da luz.

O participante do evento também poderá conhecer O Grande Livro da Astronomia - um projeto desenvolvido pelo ON para levar ao público conhecimento sobre quatro áreas da Astronomia, com um incremento tecnológico de grande interação, a realidade aumentada. O público poderá interagir com este aparato de divulgação da ciência e visualizar, em formato 3D, os objetos que compõem o conteúdo do livro. Também será realizada observação do Sol, utilizando um telescópio equipado com filtro especial. Essa atividade está sujeita às condições climáticas na cidade.

 

Serviço:

Dia Nacional da Astronomia em Cabo Frio

Data: 2/12

Horário: 8h às 17h

Local: Casa Scliar (Rua Marechal Floriano, 253 - São Bento)

Fim do conteúdo da página