Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

III Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café movimenta sul do Estado

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 19h53 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h30

De 15 a 17 de abril, acontece a III Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café. O evento terá atividades nos municípios de Eng. Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Vassouras e no Distrito de Barão de Juparanã (Valença). A III SIMAVALE estima reunir mais de cinco mil pessoas em suas atividades de popularização e divulgação da astronomia nos seis municípios integrados, tais como oficina de formação continuada para professores; sessões de Planetário inflável; sessões de Observação do Sol; sessões de Observação noturna com telescópio;  oficinas para estudantes e palestras. O objetivo do evento é estimular a iniciação científica nas escolas de ensino básico, bem como a participação dos alunos em olimpíadas de conhecimento. A SIMAVALE também visa proporcionar formação continuada para professores atuantes nas redes de ensino municipal, estadual e particular do Vale do Café, de modo a contribuir para o desenvolvimento da região e fortalecer o corredor científico-cultural do Vale do Café.

No dia 15, a partir das 10h, os alunos participarão das atividades em Eng. Paulo de Frontin e Mendes. A programação do dia inclui sessões de planetário, observações do Sol, experimentos de astronomia e realidade virtual e, à noite, em Miguel Pereira, o público poderá participar da visualização do céu. No dia 16, a programação acontece em Miguel Pereira, com sessões de planetário, palestra “O olhar curvo do espaço: o que aprendemos com o Eclipse de Sobral em 1919”, observações do céu e Cineclube Manoel Congo (IFRJ); em Paty do Alferes, com sessões de planetário e observação do sol; em Barão de Juparanã, com a oficina “Modelos Lúdicos do Sistema Solar”; e em Vassouras, com visualização do céu. No terceiro (17), o evento acontece em Vassouras e Barão de Juparanã, e oferece, além de sessões de planetário, experimentos de astronomia e realidade virtual e a oficina “Análise do céu de outono por meio do Software Stellarium”, em Vassouras.

Exposições também fazem parte da programação. De 15 a 17 de abril, exposições de Astrofotografia estarão no IFRJ – campus Eng. Paulo de Frontin (hall); na Rua Dona Pessoinha, 209 - Miguel Pereira; na E. M. José Lopes de Mello Filho – Paty do Alferes e na Estação Ferroviária de Barão de Juparanã.

Até o dia 24 de maio, acontece o I Concurso de Redação da SIMAVALE - IFRJ/ON/FIMUCTI, que tem como tema: O Eclipse e Sobral.  

O evento é uma parceria das Prefeituras dos seis Municípios afiliados à Feira Intermunicipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento do Vale do Café (FIMUCTI), com Observatório Nacional (ON), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e CNPq, e é organizado e coordenado pelos professores Kesia Huais, Sandra Leite e Ricardo Kneipp.

Fim do conteúdo da página