Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Observatório Nacional sedia evento com a temática "Mulheres na Ciência"

Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 19h58 | Última atualização em Quinta, 16 de Agosto de 2018, 19h58

Nos dias 21 e 22 de agosto, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS) e o Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep) realizarão o “Promoting Gender Equity in Science”, uma série de atividades relacionadas à temática de Mulheres na Ciência. Inseridas no contexto da Reunião do Programa de Mulheres para a Ciência de IANAS e da 21ª Conferência de Jovens Cientistas da TWAS-Lacrep, as iniciativas terão lugar no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e no Observatório Nacional (ON), ambos no Rio de Janeiro, que também são apoiadores das atividades.

No dia 21 de agosto, no auditório do ON, acontecerá o simpósio “Meninas na Ciência”. Na ocasião, serão apresentadas experiências desenvolvidas por diversos grupos, de diferentes partes do Brasil, que trabalham com projetos que buscam promover o interesse, a participação e o engajamento de meninas na Ciência e em carreiras científicas. A pesquisadora Valéria Barbosa, da Coordenação de Geofísica do ON, participa da mesa "Promovendo a Equidade de Gênero na Ciência: Experiências Brasileiras", às 16h45.  Confira a programação.

Organizada em colaboração com a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins, no final do dia 21, no MAST, terá início a iniciativa “Meninas na Ciência: Aventura no Museu”, que, fechada ao público, consiste em proporcionar a 20 alunas do Colégio Olavo Bilac uma experiência de imersão em ciência. Tudo começará no fim da tarde do dia, com um tour no Bairro Imperial de São Cristóvão, no entorno do campus Museu de Astronomia e Ciências Afins/Observatório Nacional. A recepção no campus será feita com uma atividade de observação do céu noturno, utilizando-se de uma luneta histórica, e uma posterior visita ao prédio histórico do Museu. Ao amanhecer, será realizada uma atividade de observação do sol. O restante da manhã será ocupado com três oficinas: linguagem computacional, circuitos elétricos em materiais recicláveis, e robótica. No fim da manhã, as estudantes serão levadas de volta para o colégio. Veja a agenda.

Por fim, na manhã do dia 22 de agosto, novamente no auditório do Observatório Nacional, será realizado o workshop “Promoting Gender Equity in Science: The View of Young Scientists”. Nesta atividade, jovens cientistas de 13 países das Américas apresentarão suas perspectivas sobre as barreiras de gênero e se/como estas influenciaram suas carreiras. Acesse a programação

O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer inscrição na página da ABC.

Fim do conteúdo da página