Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretor do ON é reconduzido para novo mandato

Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 19h56 | Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 19h56

O diretor do Observatório Nacional, João Carlos Costa dos Anjos, foi reconduzido para um novo mandato, por um período de 4 anos, contados a partir de 11 de junho de 2017. A recondução está na portaria nº 1.511, de 16 de março de 2018, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, dia 19 de março, assinada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

João dos Anjos foi um dos 4 candidatos que participaram do processo de seleção para diretor do ON, conduzido por um Comitê de Busca instituído pelo Ministro para auxiliá-lo na escolha.

As inscrições dos candidatos foram feitas em setembro do ano passado, e as etapas seguintes foram realizadas no dia 16 de novembro: apresentações públicas dos interessados; reunião do Comitê de Busca com os servidores do ON; entrevistas individuais do Comitê aos candidatos. Ao final do processo, o Comitê encaminhou ao Ministro de CTIC uma indicação com três nomes.

João dos Anjos foi pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituição que dirigiu entre 2000 e 2004 e coordenou o Programa de Pós-graduação de 2005 a 2009. Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Physique Theorique - Universite de Paris XI (Paris-Sud) (1970) e doutorado em Physique Théorique - Universite de Paris VII (1977). Atua na área de Física Experimental de Altas Energias e se dedica ao estudo de propriedades de partículas elementares, tendo como tema de pesquisa a física de neutrinos de reatores. É Coordenador do Projeto Neutrinos Angra e do grupo brasileiro que participa no experimento Double Chooz, dedicado ao estudo de oscilações de neutrinos.  É diretor do Observatório Nacional (ON) desde junho de 2013.

Fim do conteúdo da página