Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Meteoro é visto no céu da Bahia

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 19h22 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 19h22

Na noite de 20 de fevereiro de 2018, às 22h27, moradores da Bahia avistaram um clarão no céu. Um meteoro muito brilhante passou pela capital baiana, Salvador, sendo avistado por muitos moradores da região.

A equipe da Exoss recebeu o relato de pessoas que viram e forneceram dados valiosos para a pesquisa científica de meteoros no Brasil. Ainda na madrugada, a equipe pode traçar a trajetória preliminar do bólido, a partir da contribuição do cidadão para a ciência.

Sua trajetória é preliminar e deverá servir de base neste momento apenas como um ponto de partida para as pesquisas decorrentes. Com um número maior de pessoas relatando pode-se obter dados mais precisos. Alguns vídeos de câmeras de segurança estão sendo analisados visando complementar o estudo. "Quem tiver mais imagens pode enviar para a ferramenta bolido.exoss.org, que daremos os devidos créditos", informa o coordenador do Exoss, Marcelo de Cicco.

 

Sobre a Exoss

A EXOSS é uma rede colaborativa, que busca conhecer as origens, natureza e caracterização de órbitas dos meteoros. Para isso, integra as estações de monitoramento montadas por seus associados, obtendo imagens em diversos locais – entre os quais, na sede do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, e no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, também do ON, em Itacuruba, Pernambuco. Essa rede também reúne e analisa os relatos e imagens enviadas pelo público.

Fim do conteúdo da página