Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evento no Observatório Nacional celebra a divulgação sobre os buracos negros

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 17h31 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 17h31

O Observatório Nacional sedia, nos próximos dias 5 e 6 de fevereiro, a conferência “Black holes are forever” . O evento divulga as pesquisas sobre buracos negros e homenageia os 60 anos do pesquisador José Pizarro de Sande e Lemos.

José Lemos é um pesquisador com importante contribuição nos estudos relacionados a buracos negros, física e astrofísica. Graduado e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), fez seu doutorado na Universidade de Cambridge. Foi pesquisador do Observatório Nacional entre 1988 e 1996 e, desde 1997, é professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Os buracos negros constituem uma grande questão da astrofísica. Eles oferecem uma grande variedade de  processos físicos na proximidade do horizonte de eventos, envolvendo fluidos ou campos quânticos, podendo ser testados e observados.

Outras duas datas históricas serão comemoradas: o aniversário de 100 anos da teoria de Einstein sobre as ondas gravitacionais, confirmadas pelas ciência em 2016, e os 50 anos da nomenclatura “buracos negros”, dada pelo físico teórico John Archibald Wheeler.

 

Serviço

Local: Auditório do Observatório Nacional

Endereço: Rua General José Cristino 77, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Datas: 5 e 6 de fevereiro, das 10h às 18h

Informações: https://goo.gl/P7ohBc

 

Fim do conteúdo da página