Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eclipse penumbral da Lua será visto no Brasil na noite do dia 10 de fevereiro

Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 17h26 | Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2017, 13h31

Na noite desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, poderá ser visto em todo o Brasil o eclipse penumbral da Lua, a partir das 20h32, horário de Brasília. Às 22h44, a Lua estará totalmente na penumbra da Terra, e à 0h54 o eclipse terminará. Embora possa ser visto no país todo, o eclipse penumbral apresenta pouca diminuição da luminosidade do disco da Lua, o que faz com que seja muito pouco perceptível.

Este ano ainda, no dia 7 de agosto, haverá um eclipse parcial da Lua que somente será visível no extremo leste do Brasil, no início da noite, com a Lua nascendo e, além disso, somente uma pequena parte da Lua entrará na umbra.

Confira abaixo a entrevista com a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional:

O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.

O que é o eclipse da Lua?

É quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.

 Figura: Eclipse penumbral da Lua, Kepler de Oliveira e Maria de Fátima Saraiva, http://astro.if.ufrgs.br

Figura: Eclipse penumbral da Lua, Kepler de Oliveira e Maria de Fátima Saraiva. Fonte: http://astro.if.ufrgs.br.

 

Como é visualizado o eclipse da Lua?

Quando a Lua passa pela umbra é muito perceptível a perda de luminosidade no disco da Lua, mas no caso do eclipse penumbral a diminuição da luminosidade do disco da Lua é pouco perceptível a olho nu.

Como será o eclipse penumbral dessa noite de sexta-feira, dia 10 de fevereiro?

Às 20h32 (Hora Legal Brasileira, já incluído o horário de verão), a Lua começa a penetrar na penumbra da Terra e, às 22h44, a Lua estará totalmente na penumbra da Terra. À 0h54 termina o eclipse penumbral, sendo esse instante o último contato da Lua com a penumbra da Terra.

Fim do conteúdo da página